quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Ano de copa e ainda não se falou de futebol?

Todo ano de copa geralmente começa a mesma coisa. Desde o primeiro dia, a mídia corporativa solta uma enxurrada de propagandas indutoras do patriotismo de copa, obrigando os telespectadores a largarem tudo em prol de uma brincadeira praticada por 11 moleques analfabetos. brincadeira travestida de dever cívico irrecusável e inadiável.

Este ano está sendo diferentes. Talvez porque a internet tem tirado o glamour do fanatismo futebolístico ou porque a torcida pela política tenha substituído a do futebol, a hipnose futebolística ainda não começou, salvo poucas e ignoradas exceções (como a campanha da telefônica Vivo). E graças ao evento da farsa jurídica contra Lula, as atenções da população se voltaram a ela, ignorando o tradicional ópio pseudo-patriótico que sempre representou o futebol.

Mas os brasileiros não ficarão muito tempo sem falar sobre futebol. Brasileiros nunca largam as suas zonas de conforto. Parece que o futebol será usado como reação ao que acontecer hoje. Caso seja absolvido.o que é menos provável, visto o comprometimento classista dos juízes do TRF4, o futebol será usado como forma de comemoração. Caso Lula seja condenado, o futebol será usado como compensação. 

O que se sabe que, para quem não curte futebol, ano de copa é ano sem sossego, com muita gritaria, barulhos e conversas monotemáticas com amigos e colegas de trabalho. E em 2018 isso não vai mudar. Durma-se com um barulho desses. Até porque seria bom demais ver os brasileiros se amadurecendo e deixando de priorizar uma reles brincadeira de correr atrás de uma bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Vini Jr, Racismo e a hipocrisia da Classe Média brasileira

O assunto desta segunda feira com certeza foi o inaceitável caso de racismo sofrido pelo jogador Vinicius Júnior, o Vini, durante um jogo de...