domingo, 10 de maio de 2020

Pais depositam suas frustrações em seus próprios filhos: atitude contribui para que sociedade nunca mude

Adultos imaturos são a pior coisa do mundo. Não sabem educar a si mesmos e ainda são metidos a querer "educar" seus próprios filhos, transferindo para eles os valores equivocados que a sua imaturidade lhes faz acreditar, pensando estar transmitindo maturidade para seus filhos. 

Além disso, fazem de seus filhos cópias em miniatura de si mesmos, como se usassem suas próprias crias para compensar as frustrações pessoais de não realizar o que gostaria. Como se seus filhos fossem bonequinhos feitos para imitar a vida dos adultos.

É muito triste saber que a maioria dos pais não dão aos seus próprios filhos a opção de decidir o que fazer na vida, preferindo embutir os valores de uma sociedade cronicamente falida, fazendo com que seus filhos, ao se tornarem adultos, nunca mudem a sociedade, perpetuando todos os erros, problemas, injustiças e preconceitos que estamos cansados de ver todos os dias e que não estão dando sinais de que irão acabar.

Se esquecem quase todos os pais que as crianças são seres em processo de aperfeiçoamento e que seus tutores na verdade tem a missão de prepará-las para que possam tentar melhorar o mundo. Mas ao invés disso, criam pessoas que serão adultos acomodados, submissos, medrosos e que se contentam com pouco, tratando os problemas como se estes fizessem parte da sociedade adulta, o que é uma mentira.

Colocando em seus próprios filhos as suas preferências e frustrações pessoais, desestimulam seus filhos a pensarem por conta própria, a decidir por si mesmos, na tentativa de pensar diferente apara fazer diferente. Pensando igualmente às gerações anteriores, acabam fazendo tudo igual, impedindo a mudança social brusca que a sociedade tanto precisa para poder se evoluir. Apenas pequenas mudanças, muitas irrelevantes, acontecem, geralmente na aparência. Enquanto na essência, tudo fica na mesma.

Que tal ouvir melhor seus filhos, por menores que eles sejam? Vale a pena impor os valores pessoais de uma vida adulta equivocada e jogar fora a chance de desenvolver um ser que poderia acabar com os problemas sociais? Pense bem nisso, todos os pais e mães e ouçam melhor seus filhos, deem liberdade para que eles aprendam que somente quem é livre de pensamento pode decidir por fazer  algo que realmente possa transformar a sociedade, preparando-a para o futuro.

Transformar filhos em reproduções em miniatura de seus próprios pais é um erro irresponsável e uma boa forma de dizer: "Está tudo bom como está. Eu não quero que nada mude". Então tá. Quando algum problema bater a porta de sua vida, pense como uma boa educação feita numa geração anterior, poderia ter evitado isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Vini Jr, Racismo e a hipocrisia da Classe Média brasileira

O assunto desta segunda feira com certeza foi o inaceitável caso de racismo sofrido pelo jogador Vinicius Júnior, o Vini, durante um jogo de...