sábado, 23 de maio de 2020

Esquerdistas e direitistas disputam o amor pela Seleção Brasileira de Futebol

Esquerdistas não cansam de dar bronca pela utilização da camiseta da CBF nas manifestações d e direita. Apesar do futebol ser de fato um esporte desenvolvido pelo Capitalismo, fato recusado pelos esquerdistas, que consideram a possibilidade do futebol manter a sua pompa e o glamour sem o sustento de cartolas e patrocinadores, as forças progressistas querem a patente do futebol.

Na verdade, isso se baseia na eterna confusão entre o futebol e patriotismo. Para os brasileiros que gostam de futebol, esta modalidade esportiva é um dever patriótico que deve ser seguido por todos os brasileiros. A camiseta da CBF tem a mesma importância da bandeira nacional e deve ser imaculada.

Mas não pensem os esquerdistas que somente eles pensam desta forma. A direita concorda plenamente com as esquerdas quanto a crença do futebol ser um orgulho nacional a nível do mais nobre patriotismo. A utilização da camiseta da CBF nos protestos da direita são uma prova de que as duas forças políticas tem a mesma visão em relação ao futebol e à "Seleção".

Os direitistas, ao escolherem a camiseta da CBF como uniforme nos protestos, a usam como símbolo de patriotismo. Brasileiros não costumam ser muito patriotas (amam mais os EUA e países da Europa). Brasileiros sonham com o chamado "primeiro mundo", que consideram onde ficam os melhores exemplos de civilidade, educação e sucesso econômico. 

A única noção de patriotismo que possuem é quando torcem pela "Seleção" em jogos e em campeonatos, principalmente nas copas, onde o país interrompe as suas atividades pelo "dever patriótico" de torcer "pelo Brasil". Para se ter uma ideia, a vitória no futebol e muito mais comemorada do que um sucesso na área econômica ou alguma conquista mais realista.

Isso é reforçado pelo fato do futebol ser um agregador social. Claro, pois sendo um "dever patriótico", muita gente se sente obrigada a aderir, tornando o hobby capaz de reunir o maior número de pessoas em uma só causa. Brasileiros, que gostam de aglomerações sociais (viver isolados em tempo de covid-19 é uma tortura) mais do que os outros povos, amam o futebol por causa disto.

E por isso que esquerdistas e direitistas brigam pela posse da camiseta da CBF. Justamente por serem, acima de qualquer opção de devoção política, brasileiros. Ambos são unânimes em tratar a camiseta da CBF e a simbologia do futebol como partes de uma devoção patriótica ausente nos momentos mais cívicos, pois nem no 7 de setembro se vê tanto amor pelo Brasil como nos jogos da "Seleção".

Enfim, há algo em que esquerdistas e direitistas concordam plenamente. Mesmo que isso ainda acabe em brigas, não raramente bem violentas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Vini Jr, Racismo e a hipocrisia da Classe Média brasileira

O assunto desta segunda feira com certeza foi o inaceitável caso de racismo sofrido pelo jogador Vinicius Júnior, o Vini, durante um jogo de...