quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Empolgação reduzida com a copa. O futebol está perdendo o encanto?

Uma coisa a notar nesta copa de futebol que difere das outras é a pouca empolgação mostrada em relação ao evento. Em outras copas, notava-se uma imensa euforia, quase desesperada, com o surrealismo de enxergar no futebol a única razão de prosperidade de um país que nasceu para ser uma reles república bananeira. Já no começo dos anos de copa, o futebol se tornava assunto predominante.

Ficamos a perguntar p que houve para tanta quietude em relação a esta falta de empolgação. Claro que o futebol de times continua a empolgar, o que leva a crer que a falta de empolgação tem mais a ver com a seleção do que com o futebol em si. Mas o que houve? Temos hipóteses. E são várias.

Seria o bolsonarismo dos jogadores e do técnico Tite? Seria a colocação da copa emendando com os festejos de fim de ano? Seria o cenário ruim da política e da economia brasileiras, tirando qualquer motivo de felicidade? Será que o futebol passou a ser coisa de torcedor, deixando de ser uma obrigação cívica do povo? Ou será que o país organizador é um violador dos direitos humanos, sendo uma ditadura xiita?

Será que a nossa empolgação por futebol se mudou para a política. A política polarizada com eleitores agindo de forma apaixonada e submissa, defendendo seus políticos favoritos mais pelas características deles pelo que eles podem fazer ou não pelo país? 

Não se sabe. Pode ser todos esses motivos juntos. De qualquer forma, sempre haverá os que irão se empolgar com os jogos da seleção. Afinal, é um evento social acima de tudo. Uma desculpa para unir pessoas de pensamentos totalmente diferentes a se confraternizar através de seu único ponto de afinidade: o gosto pelo futebol. Nem que seja um gosto imposto midiaticamente como uma mera obrigação social. Pois ninguém quer ficar sozinho no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Vini Jr, Racismo e a hipocrisia da Classe Média brasileira

O assunto desta segunda feira com certeza foi o inaceitável caso de racismo sofrido pelo jogador Vinicius Júnior, o Vini, durante um jogo de...