quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Neymar, racismo e o poder de influência

Detestamos racismo. Uma pessoa não pode ser julgada por sua etnia, seja lá qual for. Mas o que acontece no futebol tem servido para que ídolos normalmente arrogantes se beneficiassem na posição de vítimas para obter ainda mais popularidade, poder de influência e dinheiro. 

Jogadores de futebol normalmente são muito arrogantes. Vencedores na vida praticamente sem esforço, fazendo o que seres normais fazem por mero lazer, os ídolos do futebol são um péssimo exemplo de como vencer na vida sem o esforço intelectual. 

Muitos, e este é o caso no superestimado Neymar, tem escolaridade baixíssima e um nível cultural dos piores. Isso não é nenhuma calúnia. Basta pesquisar o que Neymar faz fora dos gramados, seus amigos e seus gostos para ver o péssimo padrão intelectual ostentado pelo jogador mais influente do mundo, que infelizmente acabou conquistando o coração de uma famosa atriz (será que um dia vão virar um casal? Espero que não!).

Reprovamos o racismo contra os jogadores. Mas também reprovamos a utilização desses casos de racismo como promoção pessoal dos jogadores vítimas. Muitos jogadores têm se beneficiado desses casos de racismo, pois como vítimas atraem comoção alheia e por consequência, muitos benefícios e favores.

Neymar mesmo, por ser excessivamente rico, famoso, amado até por homens e altamente influente está totalmente blindado contra qualquer caso de racismo. Neymar (que é considerado negro, apesar de ter feições indígenas), o mito, é feito de chumbo. Nada o derruba. Nem mesmo as inúmeras gafes que comete fora do gramado. No caso dele, o racismo até que o beneficia, pois ele como vítima, atrai comoção, e por isso aumenta a popularidade e os lucros financeiros. Um Godzilla midiático indestrutível.

Homens riquíssimos e com poder de opinião, mesmo com intelecto baixíssimo (microcefalia?), os jogadores como Neymar não precisam de pena e muito menos de apoio extra, pois apoio é o que eles mais possuem. Sempre haverá alguém disposto a abrir os braços - e as pernas - para esses homens que unem os estereótipos de riqueza e força física, tudo que a sociedade espera dos machos.

E cá para nós, Neymar estava precisando de um pouco de humilhação. O cara está a cada dia mais arrogante. Ele é o lado prático do ditado "quem nunca comeu melado, quando come se lambuza". Virou magnata da noite para o dia. Feioso, virou o galã da moda e novo padrão de homem desejado. Mesmo ignorante, suas ideias e gostos viraram palavras de ordem. Seu poder de influência ajuda cantores medíocres a vender discos e a serem tão influentes quanto o jogador. 

Neymar, além de causar um imenso estrago na cultura brasileira (e quiçá, mundial), ainda perpetua o fanatismo futebolístico que transforma um supérfluo em artigo de primeiríssima necessidade e até dever cívico e social. Espelhadas no jogador, multidões abandonam seus esforços de intelectualização e descobrem que legal mesmo é ser burro, pois um burro acaba de vencer na vida e virar um "herói mundial".

Mas o estrago está feito. Culpa que não é exclusiva do próprio Neymar, que na verdade se aproveita das vantagens que recebe. Neymar tem todo o direito de ser o que é, desde que não seja levado a sério. Mas os principais culpados são os profissionais que deram oportunidades ao jogador, sem exigir ou estimular que ele se melhorasse como ser humano. Neymar não irá se intelectualizar (não tem vocação, requisitos e muito menos vontade para isso) e é inútil ele tentar pedir para os fãs não o levarem a sério. A raiz da erva daninha já foi plantada. 

O jeito é torcer (sim, torcer!) para que o futebol caia em popularidade (até cai, em ritmo bem lento, pois gradativamente aumente a quantidade de pessoas que assumem seu desprezo pelo futebol) para que Neymar e muitos outros como ele deixem de influenciar a sociedade com o sua deprimente mediocridade cultural. O futebol precisa retomar sua vocação de mero lazer supérfluo e deixar de ser um compromisso pseudo-cívico.

Antes que digam que esta postagem, se não é racista, é anti-analfabetos, esclareço que o objetivo não é fazer com que os jogadores se ferrem. Queremos apenas que eles deixem de ser influentes. Já vivemos num mundo cheio de lideranças burras (e não falo dos petistas, que podem não ter diploma, mas têm sabedoria, mesmo mal utilizada) a colaborar pela mediocrização de todas as coisas. 

Pois todos os setores da sociedade demonstram traços visíveis de mediocrização. E dar poder aos jogadores de influenciar as pessoas, mesmo posando de vítimas, só piora ainda mais as coisas, tornando a mediocrização intelectual um mal irreversível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Vini Jr, Racismo e a hipocrisia da Classe Média brasileira

O assunto desta segunda feira com certeza foi o inaceitável caso de racismo sofrido pelo jogador Vinicius Júnior, o Vini, durante um jogo de...