quarta-feira, 20 de junho de 2018

As Gincanas do Colégio Brasil

Havia na cidade um colégio chamado Brasil. Era um colégio grande, mas simples e um tanto precário. Faltava até giz para escrever no quadro negro. Ás vezes dias ficavam sem aulas, seja por falta de condições, seja por protesto de professores quanto a situação do colégio. 

Professores eram ruins e mal remunerados. As carteiras, sempre com algum rachadura ou parte quebrada. O espaço destinado a colocar os livros nas carteiras eram habitados por insetos nem sempre agradáveis. Havia presença de aranhas venenosas. Felizmente ninguém foi picado por estas até o momento. Mas o incômodo com a presença dos insetos era real e atrapalhava o aprendizado.

Faltava água e luz com frequência. Uma vez a porta de uma sala emperrou no final de uma aula e para os alunos saírem, tiveram que quebrar a porta. Havia muitas carteiras abandonadas por falta de uso, por estarem danificadas pela má conservação.

O diretor, desanimado com a falta de recursos, demonstrava um comportamento que foi entendido pelos outros como "malandragem" e foi demitido do cargo de forma injusta. Em seu lugar, entrou outro claramente interessado em destruir ainda mais a escola.

Mas a escola não era de todo ruim. Ela tinha algo de bom para se orgulhar. Apesar da péssima qualidade de ensino e da falta de condições para o seu funcionamento, o Colégio Brasil tinha a melhor gincana de todas as escolas na cidade. E sempre vencia as gincanas, que sempre eram memoráveis, melhorando a cada ano. 

Pais matriculavam seus filhos apenas para poderem participar das gincanas. Vários dos alunos do Colégio Brasil se consagravam após vencer as gincanas. Venciam as gincanas em outros municípios. A fama do colégio de fazer as melhores gincanas e gerar os melhores atletas das gincanas se tornou mundial. 

Nas paradas da cidade, estudantes do Colégio Brasil se destacavam enquanto desfilavam. Todos queriam ver os alunos do colégio nas festividades da cidade. A alegria se instalava só em ver o colégio sendo mencionado nas festividades. Em suas gincanas, o Colégio Brasil era definitivamente imbatível. E não dá sinais de que vai deixar de ser. Certamente ainda ganhará muitas gincanas no futuro.

Enfim, mesmo em falência total, o Colégio Brasil tinha um motivo para se orgulhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Vini Jr, Racismo e a hipocrisia da Classe Média brasileira

O assunto desta segunda feira com certeza foi o inaceitável caso de racismo sofrido pelo jogador Vinicius Júnior, o Vini, durante um jogo de...