quinta-feira, 21 de junho de 2018

Porque os brasileiros gostam de futebol? Essa ninguém responde

No Brasil, o fato de gostar de futebol está não naturalizado que ninguém se preocupa em entender os motivos que fazem um esporte tão rudimentar ser extremamente popular a ponto de parar um país inteiro e de se tornar uma regra rígida de etiqueta social. 

Tente perguntar a qualquer brasileiro porque as pessoas gostam de futebol? Ou melhor: tente perguntar a um torcedor brasileiro porque ele gosta de futebol. Você vai ouvir todo o tipo de resposta, várias bem surreais. Mas nenhuma com a explicação real: medo da solidão.

A mídia, com valiosa ajuda das regras sociais, consagrou a ideia de que brasileiros são obrigados a gostar de futebol. Quem não gosta é condenado a solidão, ao tédio e perde muitos benefícios apenas adquiridos com bom prestígio social, como emprego e namoro. 

Na verdade, todos sabem disso mas evitam comentar. Assumir esta razão é tornar a admiração pelo futebol como algo não-natural. Não é interesse da maioria desnaturalizar o fanatismo pelo futebol. 

Tanto é que os torcedores fazem mil loucuras, são surreais, enlouquecidos, berram alto, fazem as mil loucuras, mas quem recebe rótulo de "louco" são os pacatos que preferem passar longe da insanidade futebolística. Torcedores chateiam, mas chato é quem não curte futebol.

Essa falta de explicação ajuda bastante a manter o fanatismo futebolístico que chega ao ponto de confundir país com 11 analfabetos enriquecidos vestidos de amarelo. Os coxinhas anti-Dilma (e anti-Brasil) souberam muito bem por em prática esta confusão usando o uniforme da CBF em protestos políticos contra o próprio direito. O golpe agradece muito a esta confusão entre futebol e pátria. E nunca pede explicações para isso.

Até porque, sendo coxinha ou não, tudo que os brasileiros querem é um título no futebol. O resto é supérfluo. Se a coisa não funcionar, jeitinho brasileiro dá um jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Vini Jr, Racismo e a hipocrisia da Classe Média brasileira

O assunto desta segunda feira com certeza foi o inaceitável caso de racismo sofrido pelo jogador Vinicius Júnior, o Vini, durante um jogo de...